A todos os idosos o “seu lar” e a todas as crianças a “sua escola”.

Quem Somos

O Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada a 23 de outubro de 1983.

Vinculada à Paroquia São Vicente, o centro pretende garantir a difusão da consciência cristã, através da partilha e amor ao próximo, promovendo o equilíbrio e estimulando a transformação social.

O Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche possui na sua estrutura organizacional seis unidades de ação, dotadas de serviços e equipamentos especializados no apoio à Infância e à 3ª Idade.

Com uma estratégia focada no apoio às necessidades dos fregueses de Alcabideche, alberga na sua estrutura organizacional um Lar de Idosos, assim como quatro polos de promoção da educação.

As Residências de São Vicente são compostas pelo “Lar de São Vicente” que apresenta capacidade para albergar 71 utentes e pela “Residência de Alcabideche” com 47 utentes que assumem como missão proporcionar cuidados de excelência, valorizando o bem-estar físico, psíquico, emocional e espiritual de cada idoso residente.

Promovendo o acesso à educação a mais de 400 crianças, o Centro faz-se representar nos centros urbanos mais populosos da freguesia, através da Berçário/Creche/Pré-escolar de Alcabideche, Alvide, Bairro Calouste Gulbenkian e Janes (Berçário/Creche).

Os conceitos de justiça social, dádiva, partilha e trabalho voluntário, presentes como pilares do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, são proliferados através das ações do “Banco Alimentar”, regido pelas Conferências Vicentinas, que garantem a mobilização de bens essenciais e recursos humanos úteis no apoio aos mais carenciados.

História

Desde 1973 que o então Pároco da Freguesia de São Vicente de Alcabideche, Padre Luís Almeida, sensibilizava os paroquianos e a restante comunidade, para a justificada necessidade de criação de um aparelho de promoção da educação e assistência social.

No dia 23 de outubro de 1983, sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, inaugurou as instalações do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche. Com sede na rua Rio Grades, o centro surge como um moderno e bem apetrechado polo comunitário, composto por profissionais que pretendem dar resposta às necessidades dos fregueses de Alcabideche.

Na sequência deste movimento pró-ativo, surgiram as primeiras tentativas organizadas de apoio socioeducativo às crianças das famílias de Alcabideche, sendo criado no mesmo ano o primeiro aparelho de apoio à 1ªInfância, com valência de creche e pré-escolar.

Confrontado com os desafios que compõem uma Paróquia envelhecida, o grupo de gestão do Centro Paroquial sentiu necessidade de criar infraestruturas de resposta aos problemas inerentes à população idosa. Foi então inaugurado no dia 29 de dezembro de 1991 o “Lar de São Vicente de Alcabideche”.

Por exigências do seu constante crescimento, e envolvido no compromisso de aumento da capacidade de resposta, o Centro Paroquial inaugurou em fevereiro de 1992 a “Extensão de Alvide”, com valência de Jardim-de-infância, a funcionar na Rua Furriel João Vieira.

A 27 de Setembro de 1999 arrancaram as obras para a construção de mais unidade de resposta socioeducativa. Desta feita, no dia 1 de novembro de 2002, a Igreja do Bairro Calouste Gulbenkian, em Alcoitão, recebeu nas suas instalações uma unidade de resposta educativa, com valência de berçário, creche e pré-escolar, inaugurada pelo Senhor Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.

O último aparelho de promoção da educação foi inaugurado dia 20 de fevereiro de 2011, na povoação de Janes/Malveira. Integrando um Complexo Paroquial (com uma Igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição), esta extensão do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche encontra-se preparada para promover respostas sociais de Berçário e Creche.

Ao dia de hoje todas as instalações acima referidas foram renovadas, oferecendo condições adaptadas aos dias atuais.

Em Agosto de 2021 foi inaugurada a Residência de Alcabideche oferecendo 47 camas adicionais para idosos.