Dezembro 21, 2021

Desde 1973 que o então Pároco da Freguesia de São Vicente de Alcabideche, Padre Luís Almeida, sensibilizava os paroquianos e a restante comunidade, para a justificada necessidade de criação de um aparelho de promoção da educação e assistência social.

No dia 23 de outubro de 1983, sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, inaugurou as instalações do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche. Com sede na rua Rio Grades, o centro surge como um moderno e bem apetrechado polo comunitário, composto por profissionais que pretendem dar resposta às necessidades dos fregueses de Alcabideche.

Na sequência deste movimento pró-ativo, surgiram as primeiras tentativas organizadas de apoio socioeducativo às crianças das famílias de Alcabideche, sendo criado no mesmo ano o primeiro aparelho de apoio à 1ªInfância, com valência de creche e pré-escolar.

Confrontado com os desafios que compõem uma Paróquia envelhecida, o grupo de gestão do Centro Paroquial sentiu necessidade de criar infraestruturas de resposta aos problemas inerentes à população idosa. Foi então inaugurado no dia 29 de dezembro de 1991 o “Lar de São Vicente de Alcabideche”.

Por exigências do seu constante crescimento, e envolvido no compromisso de aumento da capacidade de resposta, o Centro Paroquial inaugurou em fevereiro de 1992 a “Extensão de Alvide”, com valência de Jardim-de-infância, a funcionar na Rua Furriel João Vieira.

A 27 de Setembro de 1999 arrancaram as obras para a construção de mais unidade de resposta socioeducativa. Desta feita, no dia 1 de novembro de 2002, a Igreja do Bairro Calouste Gulbenkian, em Alcoitão, recebeu nas suas instalações uma unidade de resposta educativa, com valência de berçário, creche e pré-escolar, inaugurada pelo Senhor Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.

O último aparelho de promoção da educação foi inaugurado dia 20 de fevereiro de 2011, na povoação de Janes/Malveira. Integrando um Complexo Paroquial (com uma Igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição), esta extensão do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche encontra-se preparada para promover respostas sociais de Berçário e Creche.

Ao dia de hoje todas as instalações acima referidas foram renovadas, oferecendo condições adaptadas aos dias atuais.

Em Agosto de 2021 foi inaugurada a Residência de Alcabideche oferecendo 47 camas adicionais para idosos.